quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aula de Estágio

Tive uma experiência muito boa no mês de maio. Estagiei na Escola Municipal de Educação Fundamental Drº Carvalho Neto. Uma semana foi apenas de observação. Duas semanas foram de práticas. Peguei uma turma do 1º Ciclo do E.J.A. (Educação pra Jovens e Adultos) e assim tive minha primeira experiência com um público específico de jovens e adultos.
Foi uma experiência muito construtiva. Entrar em um universo de pessoas analfabetas e que após um dia todo de trabalho querer ser alfabetizado foi muito emocionante e gratificante.
Utilizei o método de Paulo Freire que utiliza palavras geradoras. Palavras essas que eram tiradas da realidade da turma e assim trabalhadas, mostrando como era sua escrita, sua separação, plural. Assuntos bem básico, porque eles estão inicinado na escrita e leitura.
O letramento também foi bastante utilizado. Mostrando a eles a importância do aprendizado ser utilizado na melhoria de sua qualidade de vida. Teve dias que trabalhava a oralidade com leitura. Muitos dos alunos tem bloquei em falar em público por não saber ler direito e assim sua expressão oral fica a desejar.

Foram aulas muito gratificante para mim e ainda me ajudou a direcionar melhor com qual público quero me especializar e ser uma grande educadora. A educação é o primeiro passo para um país mais justo e quero poder ser uma contribuidora para a melhoria de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário